MÊS PARA A VIDA - SETEMBRO AMARELO

Publicação: - 02/09/2019 - 11:16 - Última modificação 02/09/2019 - 11:18
Mês para a vida

         Por:  Ana Victória Moreira
         Imagem: Luiz Henrique Oliveira

          De acordo com a folha informativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), atualizada em março de 2018, estima-se que a depressão é um transtorno que atinge mais de 300 milhões de pessoas, sendo ela a principal causa de incapacidade em todo o mundo, podendo levar ao suicídio.. Enquanto os dados de agosto de 2018, revelam que 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.

          Entendendo que se trata de um sério problema de saúde pública, em setembro de 2015, foi criada no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o “Setembro Amarelo”, sendo comemorado no dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

          A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Divisão de Saúde (DISAU) e a Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante reforça a importância do “Setembro Amarelo” e promove ações de prevenção ao suicídio na intenção de conscientizar as pessoas sobre o tema, com a campanha “MÊS PARA A VIDA E SETEMBRO AMARELO/UFU/2019”. Com isso, a Gestão de Programas Institucionais de Humanização do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU-UFU) se compromete em colaborar com a campanha através da divulgação, na página do facebook Rede Humaniza e também no Instagram.

         O cronograma com as ações da PROAE e mais informações pode ser encontrado no site: http://www.proae.ufu.br/acontece/2019/08/ufu-realiza-omes-para-vida-setembro-amarelo-ufu-2019 .