Ebserh implanta boas práticas de hotelaria hospitalar em todas as 40 unidades da Rede

Publicação: - 28/12/2018 - 10:34 - Última modificação 28/12/2018 - 10:34

Na última quinta-feira (20), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) finalizou o projeto de implantação do Caderno de Processos e Práticas em Hotelaria Hospitalar ao levar a iniciativa ao último dos 40 hospitais filiados, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

A iniciativa visa padronizar e organizar processos em busca de facilitar o planejamento, programação, execução, avaliação e monitoramento das atividades desempenhadas pelos hospitais, fortalecendo a cultura de indicadores e melhorias contínuas, afetando diretamente na economia de recursos públicos.

Nos serviços de apoio da hotelaria hospitalar, a implantação gerou uma economia de 3,4 milhões somente nos 6 primeiros hospitais do projeto. A projeção para o total da Rede de hospitais é de 22,6 milhões por ano.

"O projeto representa uma série de avanços que beneficia a todos, tendo em vista a significativa economia de recursos, que garantem mais investimentos a serem revertidos em outros serviços dos hospitais universitários, além da maior eficácia nos serviços prestados, isso graças ao aperfeiçoamento, modernização e uniformização dos processos de hotelaria", ressaltou o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Jaime Gregório.

A iniciativa do Serviço de Apoio à Hotelaria Hospitalar da Ebserh, área ligada à Diretoria de Administração e Infraestrutura (DAI) ainda impacta diretamente na gestão de riscos assistenciais e na segurança dos usuários do SUS, trabalhadores e comunidade.

“A conclusão da implementação dos Cadernos nos hospitais da Rede Ebserh é, sem dúvida um marco mais importantes. Isso porque o projeto representa uma série de avanços que beneficia a todos, tendo em vista a significativa economia de recursos, que garantem mais investimentos a serem revertidos em outros serviços dos hospitais universitários, além da maior eficácia nos serviços prestados, isso graças ao aperfeiçoamento, modernização e uniformização dos processos de hotelaria.

O Caderno é, também, uma importante ferramenta de gestão, pois ajudará os gestores nas tomadas de decisões e implementação de novas ações.

Trata-se do resultado do esforço coletivo dos colaboradores da hotelaria da Rede Ebserh. Vale destacar que esta construção é contínua e dinâmica, portanto, tende a ser aprimorada a cada dia.”

Premiações

O projeto já vem sendo implantado desde 2017 e quatro unidades já tiveram seus esforços reconhecidos.  O Hucam, de Vitória (ES), recebeu o prêmio de economia da saúde no 3rd World Congress on Healthcare & Health Economics, evento internacional da área, e o

HU-UFMA, de São Luís (MA), o HDT-UFT, de Araguína (TO) e a MEAC-UFC, de Fortaleza (CE), foram reconhecidas na I Jornada Nacional de Governança I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica, evento promovido pela Ebserh.

“Todos os processos de construção, implantação e replicação dos cadernos de hotelaria hospitalar impulsionaram a área de gestão de processos dentro da empresa e viabilizaram a estruturação de um Método de Gestão por Processos da Ebserh. Uma ação que vai beneficiar a área e também que pode ser replicada em outras”, destacou Pedro Ferreira, do Serviço de Gestão de Processos.