HC realiza capacitação das equipes sobre o coronavírus

Publicação: - 20/03/2020 - 18:32 - Última modificação 20/03/2020 - 18:32

 Treinamentos fazem parte das estratégias do Comitê para Enfrentamento ao Covid-19

 

Desde os primeiros anúncios sobre o COVID-19 na China, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) está se preparando para o combate ao vírus. Em 30 de janeiro, foi criado um Comitê para Enfrentamento da doença, composto por representantes de diversos setores do hospital que traçou ações, avaliou estratégias e o avanço do novo coronavírus pelo mundo e pelo Brasil.

Umas das ações realizadas pelo comitê foi a capacitação das equipes de trabalho do hospital. Cerca de 500 profissionais já foram capacitados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Serviço de Infectologia.

Durante as capacitações as equipes receberam informações sobre o coronavírus, com foco na forma de contagio e letalidade, além das  medidas de precaução como lavagem correta das mãos, assepsia com álcool gel e utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também foi abordado o fluxo de atendimento a pacientes que fazem parte do plano de contingencia. Este plano, que foi elaborado pelo Comitê e disponIbilizado na intranet do hospital, é baseado nos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir a segurança das equipes e do paciente. 

Os treinamentos tiveram inicio com as equipes do Pronto Socorro e Enfermaria Cirúrgica 5. Em seguida, foram capacitados profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal, equipes administrativas e das áreas de Recepção e Portaria, equipe da Farmácia, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização, Ambulatório de Pediatria, e a equipe administrativa do setor de Oncologia.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Renata Lemos, explica que o Comitê para Enfrentamento ao Covid-19 rediscutiu o plano de capacitações definindo que a partir da próxima semana participarão dos treinamentos apenas os gestores das unidades que replicaram as informações para suas equipes. “Com esta nova estratégia pretendemos evitar aglomerações e atingir um número maior de capacitados em tempo menor”, ressalta. A coordenadora informa que o novo cronograma de capacitação será divulgado no boletim do Coronavírus, disponível na intranet, e que os gestores que não puderem comparecer devem indicar dois representantes do setor para participar e replicar as informações a suas equipes.