HC-UFU apoia e incentiva o aleitamento materno

Publicação: - 31/07/2020 - 17:13 - Última modificação 31/07/2020 - 17:17

Banco de Leite humano desenvolve ações durante todo o ano.

Desde 1992, mais de 120 países celebram de 1º a 7 de agosto a Semana Mundial da Amamentação. Este ano o tema é “Apoiar a Amamentação para um Planeta mais Saudável” e a proposta é informar sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) realiza durante todo o ano ações que apoiam e incentivam o aleitamento materno. Franciele Maia Marciano encontrou no Banco de Leite Humano do HC-UFU uma estrutura para efetivar a amamentação da pequena Letícia, de três meses de vida. “Sempre achei importante a mulher se preparar para a amamentação desde a gravidez, mas percebi que a teoria é bem diferente da prática. Após o nascimento, se não tivermos uma rede que nos apoie e incentive, fica muito comprometido o ato de amamentar. Por  isso, é importante ter o auxílio da família, de amigos e principalmente contar com uma equipe especializada e preparada para ajudar  na amamentação”, conta.

Disque amamentação

Franciele conheceu o Banco de Leite em outubro de 2019 quando nasceu o seu sobrinho. A mãe do bebê e irmã de Franciele teve fissura mamária no inicio da amamentação. Em abril deste ano, nasceu Letícia primeira filha de Franciele e foi a vez dela de receber o atendimento da equipe. Ela entrou em contato com o Disque Amamentação, um serviço exclusivo para esclarecer dúvidas e divulgar informações sobre o aleitamento materno. “Meu leite ‘desceu’ no terceiro dia após o parto, quando já estava em casa, e tive algumas dificuldades comuns e dúvidas que foram esclarecidas por telefone com bastante atenção e cuidado pela equipe e que foram fundamentais para eu continuar com a amamentação”, conta.

O Disque Amamentação é um projeto de extensão desenvolvido por alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e Psicologia da UFU. “O atendimento é de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30, pelo telefone 3218-2666”, informa a coordenadora do Banco de Leite HumanoMarília Neves.

Consulta de Amamentação

O Banco de Leite Humano do HC-UFU, certificado na categoria ouro de qualidade pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, oferece também a Consulta de Amamentação, com uma pediatra, que atende bebês de mães que procuram a unidade, independente, de terem nascido no Hospital de Clínicas.

As mães de bebês internados no HCU-UFU com dificuldades para amamentar também contam com Banco de Leite para retirar e armazenar o leite até que o bebê consiga sugar corretamente o peito.

Incentivo a doação

A unidade tem ainda a função de incentivar a doação de leite humano, que é oferecido a bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital. O leite doado passa por um rígido controle de qualidade, por meio de um processo de pasteurização e análise microbiológica.

As doadoras são submetidas a exames para confirmar o bom de estado de saúde e não precisam sair de casa nem para realizar os exames e nem para fazer a doação. “O Banco de Leite Humano possui uma equipe que busca o leite materno na casa da doadora seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Basta ligar para o número (34) 3218-2666 e solicitar uma visita domiciliar”, orienta Marília Neves.

Semana da Amamentação

Para continuar estimulando a prática da amamentação, o HC-UFU em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza, no dia 6 de agosto, a webinar em comemoração à XXII Semana da Amamentação. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá por meio de videoconferência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 6 de agosto. Podem participar tanto os profissionais da saúde quanto o público em geral, já que um dos objetivos da Semana é estimular e envolver a população, trazendo informações e discussões de temas atuais sobre a importância da amamentação para os bebês e para as mães.

Serão duas palestras oferecidas aos participantes. O pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Luciano Borges Santiago, ministrará a palestra sobre “Apoiar a Amamentação para um planeta saudável”.

Já a palestra sobre “Amamentação nos temos de Covid-19” será feira pela professora do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP – USP) e do Setor de Neonatologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Dr. Walusa Assad Gonçalves Ferri.