HCU-UFU comemora Dia mundial de cuidados paliativos

Publicação: - 02/10/2017 - 17:10 - Última modificação 03/10/2017 - 13:41

O Serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) promove nesta quarta-feira, 04 de outubro, a partir das 9h, ao lado do auditório do Hospital, evento em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Organizado pela equipe de Cuidados Paliativos com apoio do Grupo Luta Pela Vida, a programação terá apresentação cultural e um café da manhã especial.

Este ano o evento terá como tema “Cobertura Universal de Saúde – Não deixe aqueles que sofrem para trás”, baseado no compromisso assumido pelos países durante reunião na Organização Mundial da Saúde (OMS) para alcançar a cobertura universal de saúde até 2030. As comemorações têm por objetivo divulgar ações a fim de sensibilizar as autoridades para a devida atenção aos pacientes sem possibilidade terapêutica e de cura.

Atualmente, o programa atende em média 80  pacientes por mês , em domicilio e no ambulatório.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.