Programa de eficiência energética traz melhorias ao HCU UFU

Publicação: - 18/07/2019 - 11:13 - Última modificação 18/07/2019 - 13:11

O Hospital de Clinicas da UFU (HCU) está realizando um programa de eficiência energética por meio de uma parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O principal ponto do projeto é a troca de todas as lâmpadas do hospital, que passam a ser de LED e não mais as fluorescentes e a doação de equipamentos.
 
A CEMIG propõe um projeto de eficiência energética especifico para os hospitais, dessa maneira, possibilita a parceria com alguns da região, incluindo o HCU, que repassou as informações necessárias de número de lâmpadas e outros equipamentos. A partir disso recebeu, não só as lâmpadas de LED, como três autoclaves de bomba seca e quatro focos cirúrgicos. Tudo a custo zero.

O processo de troca de todos os equipamentos é feito por empresa contratada pela CEMIG. Em torno de 13 mil lâmpadas serão trocadas, sendo que, até o momento da reportagem, um pouco mais de 9 mil já foram substituídas.  Um dos técnicos da empresa, Cristiano Santos Rossignolli, diz que “As novas lâmpadas no futuro vão proporcionar uma economia muito grande para o hospital. ”

O engenheiro eletricista do HCU Wesley Martins Moura nos conta que, além da economia energética, o programa também contribuirá em outros diversos fatores: “Na melhoria de iluminação para um local tão importante como é um hospital, no tempo de manutenção, pois agora não é necessário trocar o reator quando uma lâmpada para de funcionar. Com as lâmpadas de LED, só a troca da lâmpada em si é necessária. ”
 
Segundo Cassio Fabiano Tavares, também engenheiro eletricista, “na Universidade estima-se que, em relação a lâmpadas, economizaremos em torno de 15 a 20% no consumo de energia”. “As lâmpadas de LED também nos oferecem uma vida útil bem superior às lâmpadas fluorescentes. E todas elas com garantia de 3 a 5 anos”, completa.
 
A enfermeira no hospital de clínicas, Emilia Hissami Toyama, já notou grandes diferenças com as novas lâmpadas do hospital. “Nas salas de cirurgia, antes eram aquelas lâmpadas com luz mais amarelada. Agora, com as novas de LED, as salas parecem bem mais iluminadas. Isto está facilitando e muito o nosso trabalho”.

A parceria da CEMIG com o HCU contribui para o melhor funcionamento do hospital. José Geraldo Vieira, o seu Zé, como é conhecido no HCU e que acompanhou a reportagem, mostrando os locais mais críticos e que precisavam de melhoria na iluminação, conta que “por onde você passa aqui no hospital, todo mundo está falando muito bem da nova iluminação. E isso que é o mais importante em um local como esse”.

 

 

 

Reportagem produzida por Mateus Prata Ranzatti, estagiário da Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia.