UFU debate medidas de enfrentamento à Covid-19

Publicação: - 16/06/2020 - 11:08 - Última modificação 16/06/2020 - 11:08

Como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem enfrentado o período de combate à pandemia? Quais as perspectivas para a instituição? Estas são algumas questões que estarão em pauta na edição especial do Jornal da UFU da próxima terça-feira, 16/06, às 19 horas. 

O programa, transmitido pela TV Universitária, terá como tema "A UFU e a Covid-19: medidas de enfrentamento e cenários possíveis”. Participam do debate o reitor Valder Steffen Júnior, a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari, e o médico e gestor do Hospital das Clínicas, Nilton Pereira Júnior.

Assista o Jornal da UFU pela internet, no canal 4.1 (aberto) ou canal 5 (cabo).

I Congresso da Andifes

O programa sobre a situação da UFU diante do quadro de enfrentamento à Covid-19 será retransmitido no dia 17, no Canal da UFU no Youtube (ver abaixo). A iniciativa irá compor as atividades do I Congresso da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (Andifes), que será realizado nos dias 17 e 18 de junho, em formato on-line.

https://www.youtube.com/watch?v=W2T10wEj6iY#action=share

O tema central do evento, “Realidade e Futuro da universidade federal”, abre caminho para a divulgação das experiências e projeções das instituições neste período de pandemia. “O Congresso é uma forma de consolidar reflexões e melhorar a qualidade dos desacordos e dos consensos, prezando a palavra e as formas legítimas de argumentação, defendendo a democracia e a universidade pública”, afirma o presidente da Andifes, João Carlos Salles, reitor da Universidade Federal da Bahia.

Programação

No primeiro dia, pela manhã, acontecem  os debates em cada universidade sobre os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada da normalidade das atividades. Os links das transmissões estarão disponíveis no portal do I Congresso Andifes.

Ainda no dia 17, no período da tarde, os temas serão debatidos pelos colégios e fóruns assessores da Andifes. Gestores de áreas relacionadas à Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Planejamento, Finanças e Hospitais Veterinários Universitários expõem a situação em cada temática.

No dia 18, a partir das 8h30, ocorre a Plenária Nacional, em que serão apresentados direcionamentos a partir dos debates realizados. As atividades do I Congresso da Andifes serão encerradas com a conferência com o Professor Roberto Romano, da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre as “relações humanas e políticas no Brasil, hoje e no futuro, após a pandemia”.

A programação completa, com os respectivos links para participação estão disponível no site do I Congresso da Andifes.