Neurologia

            A partir da Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) - Portaria nº 3.390 de 30 de Dezembro de 2013 - estabelece-se as diretrizes para a organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Essa portaria considera, dentre várias tecnologias, a estruturação do trabalho a partir da perspectiva de linha de cuidado, ou seja, de um trabalho que pense a reestruturação do itinerário do paciente desde admissão até a alta. A Gestão 2013-2016 do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) tem por objetivos: aperfeiçoar os serviços, recursos financeiros, materiais e humanos, e implantar o componente hospitalar das Redes de Atenção à Saúde prioritária, obedecendo a "lógica" da Rede de Atenção à Saúde (RAS) estruturada a partir da Portaria 4.279 de 30 de Dezembro de 2010. A supracitada gestão tem como objetivo rever a práxis e adequá-la à demanda e às atuais portarias e normativas para o atendimento hospitalar partindo da premissa que esse deve ser realizado em Rede (BRASIL, 2010).

              A estruturação da Linha de Cuidados do AVE partiu do disposto na portaria nº 665m de 12 de abril de 2012. Para sua estruturação foi necessário o mapeamento de toda a rede de atendimento de urgência incluindo os serviços laboratoriais, de imagem, farmacêuticos, humanos, transporte, regulação de leitos e exames e sobretudo a articulação entre os serviços interinstitucionais e intersetoriais. Todo o itinerário foi reconstruído de forma a facilitar a entrada do paciente em uma unidade de cuidados clínicos multiprofissional, coordenada por neurologista, dedicada ao cuidado aos pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral durante a fase aguda (até 72 horas da internação) e oferecer tratamento trombolítico endovenoso (Brasil, 2012).

             Portanto, a Linha de Cuidado em Neurologia conta com o comprometimento e envolvimento de diversos profissionais, estudantes e população para que a forma de pensar e realizar o cuidado seja mais  eficaz e preventiva.

 

Coordenadora: Jullyanna Sabrysna Morais Shinosaki   

Email: jsm_shinosaki@yahoo.com.br

Linhas de Cuidado