Núcleo de Implantação de Linhas de Cuidado

           O Núcleo de Implantação de Linhas de Cuidado (NULIC) HC–UFU é vinculado à Diretoria Técnica do Hospital de Clínicas de Uberlândia e objetiva a implantação das Linhas de Cuidado no serviço do HC e fomentação do cuidado em Rede, a partir da articulação locorregional com vista ao funcionamento contínuo em Linhas em qualquer ponto de atenção, "[...] através da pactuação/contratualização e a conectividade de papéis e de tarefas dos diferentes pontos de atenção e profissionais" (BRASIL, 2010).

          O NULIC é formado pelos coordenadores das Linhas de Cuidado; Assessoria da Direção Técnica e por representantes da Gerência de Processos e da Tecnologia da Informação além de um apoio técnico. O Diretor técnico orienta as ações em conformidade com as decisões a partir das reuniões semanais da Diretoria considerando os interesses da Rede de Atenção à Saúde RAS; A Assessoria da Direção organiza as Linhas de Cuidado específicas conforme a metodologia NULIC, escreve projetos de interesse do Núcleo; a Gestora do NULIC coordena as atividades no Núcleo sob a orientação da Diretoria Técnica, escreve projetos de implementação de ações e captação de recursos conforme as Políticas de Saúde vigorantes a fim de organizar o serviço em prol da produção do cuidado sistêmico e integral a partir das articulações macro e micro institucionais e intersetoriais. Além disso, orienta os coordenadores  das Linhas, recebe suas demandas e discute com eles estratégias de resolução de problemas. Os representantes da Gerência de Processos orientam e conduzem as produções do NULIC com vistas a gestão da qualidade, desenvolvendo estratégias junto com os representantes da Tecnologia da Informação para monitoramento dos indicadores de qualidade, revisando e validando documentos produzidos em cada Linha de cuidado. Os Apoios Técnicos discutem e orientam o trabalho do grupo.

          O NULIC sistematiza o trabalho intercalando reuniões quinzenais entre os componentes do Núcleo e em reuniões desses com os coordenadores da Linha, nas quais são direcionadas as ações e metas, bem como por meio do qual os resultados e a produção do trabalho são acompanhados. Além disso, concentra a gestão dos processos das linhas por área de especialidade.

          Atualmente três linhas estão em fase final de implantação: Cardiologia, Saúde Mental e Neurologia (links no portal NULIC). As linhas de Violência, Doenças Crônicas, dentre outras estão em fase inicial.

         Portanto, os envolvidos nesse trabalho complexo e transformador, se comprometem para além da organização dos processos e protocolos técnico operativos, mas sobretudo, com o cuidado com a vida, visando oferecer acesso aos serviços com uma forma de pensar o cuidado, mais humanizada e integral.

 

Aglai Arantes - Direção Técnica

Karina Zago - Gestora das Linhas

Jaqueline Teixeira Paiva - Assessoria da Direção

Vitor Silva Rodrigues - Gerente de Processos

Thacila Fernandes Vieira - Gestão de Qualidade

Marcos Alexandre Lemos Rodrigues - Tecnologia da Informação

Nilton Pereira Junior - Apoio Técnico

Linhas de Cuidado