Saúde Mental

              A Linha de Cuidado em Saúde Mental - LCSM obedece ao Plano de Ação HC-UFU Gestão 2013-2016 que tem como objetivos otimizar serviços, recursos financeiros, materiais e humanos e implantar o componente hospitalar das Redes de Atenção à Saúde prioritárias obedecendo a Portaria nº 3.390 de 30 de Dezembro de 2013 que institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que considera  as atribuições do Hospital enquanto ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial– RAPS.

             A construção da LCSM é um processo dinâmico e contínuo, realizada por todos os atores envolvidos no cuidado ao paciente psiquiátrico. Começa pela reorganização dos processos de trabalho na rede básica e vai somando-se a todas outras ações assistenciais, pode-se dizer que o grupo de discussão de Linha de Cuidados em Saúde Mental do HC-UFU pretende reconstruir o itinerário do paciente a partir da “inversão” do fluxo assistencial.

           No que concerne ao ponto de atenção HC-UFU, são discutidas questões desde sua entrada no Pronto Socorro até a sua alta hospitalar para outro ponto de atenção da RAPS.

          Contando com o empenho coletivo dos profissionais, familiares e usuários dos serviços, com vistas a promover um cuidado em saúde mental mais humanizado, integral, emancipatório e de qualidade.

 

Coordenadores: Alexandre Henrique Correa Rosa

email: alexandrer@hc.ufu.br

 

Coordenadores: Maria Aparecida Araujo

 email: cida_araujo1@yahoo.com.br

Linhas de Cuidado