Apresentação

Um pouco da História do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia... 

       A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas. Em suma, a Vigilância Epidemiológica constitui-se em importante instrumento para planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde.    

        O subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar foi regulamentado pelo Ministério da Saúde em 23 de novembro de 2004, portaria GM/MS 2.529. 
       Os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) têm como função a notificação das Doenças e Agravos de Notificação Compulsória (DNC) de acordo com a Portaria 1271/2014 do Ministério da Saúde. Os NHE´s têm como objetivos principais melhorar a quantidade e a qualidade das notificações, bem como aumentar as notificações das formas graves das doenças e agravos de notificação.

       O NHE do HC UFU foi implantado e iniciado seu funcionamento em 2005. Atualmente faz parte da Gestão de Informações Hospitalares, ocupa duas salas localizadas no primeiro piso do HC-UFU, junto ao arquivo médico.  Sendo a gerente do setor a Ângela Maria Faria Queiroz Signorelli , coordenadora Dra Hermínia Mendonça Pereira Rezende, enfermeira Karen Magalhães Arantes, técnicas de enfermagem Kamila Rosa Martins e Sonia Aparecida Nunes de Holanda.
        Dentre as atribuições do NHE do HC-UFU, estão: busca ativa dos casos suspeitos de DNC´s em pacientes internados ou atendidos em pronto-socorro; revisão de prontuários; notificação imediata de agravos; realização de orientação para coleta e encaminhamento de exames para diagnóstico (Leptospirose, Hantavirose, Coqueluche, SRAG, PFA, Leishmaniose Visceral, pesquisa para Febres Hemorrágicas); realização de exames para acompanhamento de pacientes com Hepatite B; e encaminhamento de exames de Dengue para o laboratório de Imunologia da UFU.
        Para realizar todas essas funções, o NHE conta com parceria com a farmácia, laboratórios, arquivo médico, nosologia, faturamento, estatística, ambulatórios, IML e todas as clínicas e pronto socorro do HC-UFU. Dessa forma, é importante que todos os profissionais de saúde conheçam as doenças e agravos de notificação e entrem em contato com o Núcleo sempre que necessário pelo Ramal 2504.

 
O  controle da doença depende da notificação. A notificação depende de você. 

 

Doenças de Notificação Compulsória - Portaria 1271/MS/2014

EXAMES ORIENTADOS E ENCAMINHADOS PELO NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
O NHE HC UFU realiza a orientação para coleta e encaminhamento de exames para as seguintes doenças:

Coqueluche
Dengue
Febre Amarela
Febre Maculosa
Febres Hemorrágicas
Hantavirose
Leishmaniose Visceral
Leptospirose
Paralisia Flácida Aguda
Rubeola
Sarampo
Síndrome Hemolítico Urêmica
Síndrome Respiratória Aguda Grave 
Com história de Síndrome Gripal

 

Em caso de suspeita de alguma dessas doenças, deve-se entrar em contato imediatamente o com NHE ou com Plantão da Vigilância Epidemiológica para notificação e encaminhamento da amostra coletada para laboratório específico.