Institucional

         O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) possui 520 leitos e mais de 50 mil m2 de área construída. Maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais, e terceiro no ranking dos maiores hospitais universitários da rede de ensino do Ministério da Educação (MEC), é referência em média e alta complexidade para 86 municípios da macro e micro regiões do Triângulo Norte. Construído como unidade de ensino para o ciclo profissionalizante do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia, foi inaugurado em 26 de agosto de 1970, iniciou suas atividades em outubro do mesmo ano, com apenas 27 leitos.

         Com a Constituição de 1988, o HC/UFU se transformou em um importante elo na rede do SUS, principalmente, para atendimento de urgência e emergência e de alta complexidade sendo o único hospital público regional com porta de entrada aberta 24 horas para todos os níveis de atenção à saúde.

 

 

      A primeira Enxada. O ato simbólico de lançamento da pedra fundamental foi substituído a pedido de Rondon Pacheco. O deputado acreditava que uma enxada poderia trazer mais empenho, dedicação e a rápida conclusão da obra do que instalar apenas uma simples pedra. A ação deu início às obras do primeiro bloco do Campus Umuarama em 30 de dezembro de 1966.

 

 

 Em destaque o deputado Rondon Pacheco (1), presidente Costa e Silva (2) e Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (3).
Palavras do Presidente da República: Arthur da Costa e Silva: “Espero que o povo desta terra compreenda: o valor desta obra, que devia ser mostrada a todo Brasil”. 19 de março de 1968, durante a inauguração da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia

 

 

 

Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa recebe o cumprimento do presidente da República Costa e Silva durante a inauguração da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia.

 

 

 

        Palavras do Ministro da Educação Jarbas Passarinho durante a inauguração oficial do Hospital em 1970. “ Hoje como brasileiro e Ministro da Educação, sinto-me rejubilado e recompensado. O júbilo me vem de encontrar nesta progressista Uberlândia, uma escola de medicina tão bem equipada. A recompensa advém de verificar a admirável aplicação dos dinheiros públicos, a par dos outros meios, mais vultosos, concedidos à Escola pela comunidade de Uberlândia. Felizes os moços brasileiros que aqui se preparam para a grande batalha do desenvolvimento nacional”.

 

 

         A inauguração oficial do Hospital de Clínicas em: 26 de agosto de 1970, contou com a presença de importantes autoridades políticas como o Ministro da Educação Jarbas Passarinho, Rondon Pacheco e Renato de Freitas.

 

 

 

 Aspecto dos blocos do Campus Umuarama em: 1970

 

 

Início das obras do pavilhão da maternidade

 

Ambulatório Central – atual - 2009