Protocolos

 

Guia de vigilância Epidemiológica

 

      As edições dos Guias de Vigilância Epidemiológica (GVE) têm como objetivo orientar as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças de importância na saúde pública no país. De acordo com Jarbas Barbosa da Silva Jr, editor geral deste guia:

     “... O GVS, dadas às características da área, é mais do que um instrumento de informação. Contempla também as dimensões de “protocolos de conduta”, baseadas na aplicação do conhecimento científico no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e de normas técnicas que orientam a atuação dos profissionais para o controle de doenças de importância em saúde pública.

      Finalmente, espera-se que o uso cotidiano deste GVS dissemine as informações e recomendações que possam contribuir para a institucionalização e aprimoramento das práticas da vigilância em saúde de forma integrada à rede de serviços de saúde em todos os municípios deste país e, em última instância, que estas práticas qualificadas possam melhorar, em alguma medida, a saúde da população brasileira. Com as tecnologias de comunicação e informação eletrônicas cada vez mais disseminadas, a atualização passa a ter uma nova dinâmica, com a revisão contínua de conteúdos sempre que haja novas evidências ou estratégias.”