Setembro Verde "Campanha sobre Doação de Órgãos: Fale com sua família"

Publicação: - 16/09/2019 - 09:20 - Última modificação 16/09/2019 - 09:33
SETEMBRO VERDE

                Por:  Ana Victória Moreira
         

                O Dia Nacional da Doção de Órgãos e Tecidos é comemorado no dia 27 de setembro, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação.

                A doação de órgãos ainda é tema delicado para muitas pessoas, no Brasil, ela só ocorre após permissão da família, por isso é tão necessário expressar sua vontade e deixar claro seu desejo de ser um doador para seus familiares. Pensando nisso, a CIHDOTT em parceria com a Gestão Institucional de Humanização do Hospital de Clínicas - UFU criou a campanha “Fale com sua família” voltada para a importância do diálogo e o impacto dessa ação na vida dos transplantados, além de informações sobre os mitos e verdades da doação de órgãos que serão repassadas em uma palestra no dia 26 de setembro, às 08h, no anfiteatro do bloco 8B.

               Tal ato de amor é capaz de salvar muitas vidas. Ela pode ser realizada em duas ocasiões: por meio de um doador vivo, desde que ele consinta e não prejudique sua saúde, e através de um doador falecido: nesse caso só é permitido se houver morte encefálica, ou seja, quando há perda completa e irreversível das funções cerebrais, responsável pelo falecimento da pessoa (lei 9.434) e quando há autorização da família.

                Outras informações podem ser encontradas na página Rede Humaniza, no facebook.